8.8.06

La Grade de l Campanairo

Ua pessona mie amiga natural d'acá mas que bibe fuora yá muitos anhos, debota leitora de l blog, pediu-me para transcreber l seguinte texto.
"Regresso de férias a esta terra onde as raízes me prendem a alma, a mim, e também aos meus rebentos.
Claro que não podia deixar de visitar e apreciar as obras da nossa igreja, practicamente o único monumentoque esta querida aldeia possui.
Entre outras coisas que me saltaram à vista e não vou comentar, a troca da grade do escadario pôs-me os pêlos de ponta. Será que agora em Fonte de Aldeia, onde atá há engenheiros e arquitectos, ninguem reparou na troca? ... É indiscutível a beleza do trabalho da antiga, comparada com aqueles ferros espetados às três marteladas.
Onde irá parar tal gradeamento!!! Quem será o seu herdeiro ilegítimo!!!
Cuidado, não troquem as "campanas" por umas de lata.
Sr. Presidente da Junta de Freguesia, abra os olhos, o povo elegeu-o para que esteja atento a estes pormenores, não eu claro, pois há muito tempo que deixei de ter voto aqui, mas ainda considero que tenho o dever de tal comentário.
Ai que saudades do Sr. padre Mourinho, rezava missa em 10 minutos e jamais permitiria que alguem, fosse quem fosse, destruí-se assim o nosso património,
Espero que as Almas e a Santíssima Trindade evitem este crime, já que os humanos devem estar loucos..."

19 comentários:

Anónimo disse...

Concordo em tudo o que foi dito!!! É pena, isso sim, que os nossos políticos ou ou eleitos para nos representar, não tomem qualquer posição sobre o assunto. Será que não têm poderes para tal ou não os querem usar? Será que tem de ser sempre os mesmos? Ao menos isso...
"NÃO VAMOS DEIXAR ACABAR COM O POUCO QUE NOS RESTA"

manel disse...

Ye berdade! Aquilho quedou mui mal! Hai que respeitar las cousas feitas pur ls antigos e nun las stragar assi.. Se nó que fazissen ua eigreija nuoba de raiç i apuis ya le ponian scaleiras cumo quejissen!

Anónimo disse...

la nuoba grade esta ua merda e por 10 cm que num la poniam nel meio de las scaleiras...
se an fuonte aldé ai homes de curaige bamosnos a juntar todos e a atiramos cun la grade nuoba abaicho...
se al presidente de la junta dormisse menos ya tenia el feito esso.

Anónimo disse...

i nal artigo diz uan cousa mui acertada---

---] quem será o herdeiro ilegítimo!!! [---

you ya apusto quim bai a ser.

Anónimo disse...

Já adora queria dizer, que é verdade que têm razão.
Mas de quem será a culpa?
Sempre morreu solteira...
Quem é a entidade promutora da obra?...

É a Junta de Freguesia? ou é a Cimissão Fabriqueira....

Deisem o presidente da Junta de Freguesia em Paz.
Critiquem menos...
Fazem mais Obra...

Anónimo disse...

Biba l Padre Mourinho que muito fizo para preserbar esta cultura que tenemos hoije!
You acho que ye amportante reponer la grade ouriginal, siempre tanta giente a rundar las obras i naide l dixo nada als ampreiteiros???
stamos acá pal que fuor preciso.

Anónimo disse...

se al presidente de la junta num tem nada a ber cum la obra te la obrigaçao de defander al pobo e de num deixar k fazissen al que faziram.
el puode star en paç mas que defenda al patrimonio del pobo.

Anónimo disse...

Sobre este comentario ....""(Mas de quem será a culpa? Sempre morreu solteira...Quem é a entidade promutora da obra?É a Junta de Freguesia? ou é a Cimissão Fabriqueira....
Deisem o presidente da Junta de Freguesia em Paz.)""
apraz-me dizer o seguinte:
Conforme o Art. 34º da Lei nº 169/1999 de 18 de Setembro (Estabelece o quadro de competências, assim como o regime jurídico de funcionamento, dos órgãos dos municípios e das freguesias).

1 — Compete à junta de freguesia no âmbito da organização e funcionamento dos seus serviços, bem como no da gestão corrente:
a)...
b) Gerir os serviços da freguesia;
c)...
d)...
e) Administrar e conservar o património da freguesia;
f)...
...

E AINDA:

Artigo 64.o da Lei nº 169/1999 de 18 de Setembro
1 — Compete à câmara municipal no âmbito da organização e funcionamento dos seus serviços e no da gestão corrente:
2 — Compete à câmara municipal no âmbito do planeamento e do desenvolvimento:
a) …

l) …
m) Assegurar, em parceria ou não com outras entidades públicas ou privadas, nos termos da lei, o levantamento, classificação, administração, manutenção, recuperação e divulgação do património natural, cultural, paisagístico e urbanístico do município, incluindo a construção de monumentos de interesse municipal.

FIM

Anónimo disse...

tenemos que cuncordar todos que la grad nuoba ñ se kumpara nada a la bielha e que ye preciso trocalas outra beç.
num ai un serralheiro nel mundo que faga outra grad cumo aqueilha e pressisamos de preserbar al pouco que tenemos.

Anónimo disse...

Será que agora em Fonte de Aldeia, onde até há engenheiros e arquitectos, ninguém reparou na troca?
Será Félix, que essa pessoa que te mandou escrever este texto não deu de conta que a Aldeia até tem Agricultores, Doutores, Mecânicos e Professores...,mas não são Burros, como ele parece querer chamar a todos.
Depois a polémica da Grade do Campanário, eu pergunto a mim mesmo, será que já alguém viu o projecto.
Não sei,...também não sei se no projecto está que vai levar uma grade nova ou não.
Que era melhor preservar a antiga sem dúvida que era, eu também sou dessa opinião, aquilo está uma "merda", mas o que sabemos nós população do projecto.
Estamos a falar de uma obra quase acabada, que tem muitos defeitos.
Agora se o presidente tem de estar mais atento ou não, não sei qual foi a atenção que ele prestou na obra, muita, pouca...
Será que ele poderia ir contra um projecto que já estava aprovado, segundo umas certas normas, que teve de seguir para receber o subsídio?
Deixo a questão no ar.

"Sr. Presidente da Junta de Freguesia, abra os olhos, o povo elegeu-o para que esteja atento ..."quanto a esta questão este teu amigo não tem de se preocupar, pois se quer ter voto que mude o seu Cartão de Eleitor para a Freguesia .
Assinado
Orlando

Anónimo disse...

esse tal amigo nel miu entender ten rasao em todo al que diche...
e quanto al presidente de la camara el podia tener feito alguma cousa pois e el tem poder sobre al cunceilho. cuanto al presidente de la junta ya nim cumento...
e esse tal amigo nal miu ponto de bista num sta a chamar burros a naide simplesmente sta a chamar a la atençon las pessonas que tenam mais studos e que pudan fazer mais que las outras, pois num se cumpara al pesso de la palabre de um arquiteto e dum agricultor.
naide ye burro e todos bemos que ninguem del pobo sta cuntento cum aqueilha grade e tem de ser trocada outra beç.

Anónimo disse...

"Que era melhor preservar a antiga sem dúvida que era, eu também sou dessa opinião, aquilo está uma "merda", mas o que sabemos nós população do projecto." Sobre esta questão, apenas opino o seguinte: Se a população não consultou o projecto(ou o que existia apena no processo que consultei-plano de medições e orçamento, nada de memória descritiva nem de desenhos) foi por que não quis... Houve uma marcação de reunião com todas as partes envolvidas (Camara Municipal, Junta de Freguesia, Sr. Padre e população)... parece que falar é facil, mas quando toca em comparecer... isso já não acontece... pena é serem sempre os mesmos e não quem tem responsabilidades em representar o povo... não vou alongar-me mais sobre isto... acho ke fizemos alterar muita coisa que tava mal... mesmo assim somos criticados por quem deveria fazer o nosso papel...Agora, como eu não tenho acompanhado, não há quem tome iniciativas, porque será??? por receio ou por acomodação???
Obrigado e não entendam isto como uma critica destrutiva mas sim construtiva.
Assinado: José M. Luis

camposino disse...

Sólo tengo pena d´ua cousa, q´an tantos cumantários, poucos seian an mirandês, mas stá bien.
Cumo toda la giente que gusta de la sue tierra, i que gusta de mantener al pouco que tenemos, tamien acho que aqueilhas grades que acumpanham las scaleiras stan ua mierda, nel berdadeiro santido de la palavra. Mas agora que la mierda stá feita i que speremos que nun trocan las campanas, quien bai a ficar cun aqueilhas grades??? Será que bai a ser cumo culs armairos que staban na la sacrestia??? Que l´s tiroran pra poner uns nuobos; i sabeis adonde stan esses ditos armairos??? You sei; bien guapos quedoran apuis dua pequeinha restouradela. I quanta giente soube desso? Naide, son mais guapos ls que stan alhá! Por fabor…
Cumo deziran, era tene-los bien nel sitio i ir alhá i botar aqueilha mierda abaixo pra que dua beç por todas las personas responsables por tal “chacina” beian que la giente ama l que ye sou, l que ye de la sue tierra, i q´esses “doutores” (lol) nun faian sólo al qu´l dá na real gana, para ebitarmos cousas cumo estas nel feturo.
Dai la cara; por las cuostas ye todo mui facil. Ajuntai-bos i lhutemos pul pouco que tenemos…

camposino disse...

Áh! Squeci-me dua cousa. Nun bengades praiqui a meter la politica i presidentes. Era mui bouno q´isto (l blog) foussa al anpeçar para ua union, pansando siempre nal bien de la noussa pequeinha aldé.

Ye más facil alhebantar un fincão por deç do que por dous.

Anónimo disse...

al JN ti Marta apoia todo quanto dicho Camposino.

Anónimo disse...

Ai! Ai! Ai! Herdarei, herdarás,
Linda gradica p´ra quien irás?
Beçes sien cunta nós t´usemos,
P´ra ir a tocar las campanas.
Cunfiantes an ti nos amparemos,
chubindo cun fé i cun ganas.
Ai! Ai! Ai! Herdarei, herdarás.
Linda gradica p´ra quien irás?
Mas que lindo fiêrro forjado,
Que anfeitaba al campanário.
Sumiu-se p´ra ser bien ancuntrado,
I que naide me diga al cuntrário.
Ai! Ai! Ai! Herdarei, herdarás,
Linda gradica p´ra qien irás?

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP tool storage cabinets Canadian mail order non prescription levitra how to build european cabinets

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Senior a hockey league Camra de vido surveillance Huning for sport basketball betting Diazepam online what is tramadol webhosting http://www.ringtones-nextel.info/hockey-equipment-goalie.html prince albert minor hockey affinity washer Body change before after fitness women Global new york merchant account weight loss pill Image of a baseball player Auth electric fire alarm bell

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Oxycontin drug packaging massachusetts Care plan shareware bathtub dumpster definition of tv software revenue free beach voyeur Facelift scheinwerfer e39 Cellulite winterthur Hot gaims waterbed Startree sdks inxight information network software 2006 mazda 3 spolier How to clean coffee makers with viniger Nj cheap auto insurance in nj National prescription http://www.ratings-of-mattresses.info andy sernovitz ceo of internet marketing company Cigr humidifier Oxycontin addiction signs order celebrex online Software contracting salary Polyphonic cricket ringtone